segunda-feira, 4 de março de 2013

Direitos Humanos e Combate à Homofobia



Nessa segunda (04), houve o I Encontro de Temas Sociais da UFPI, tratando exclusivamente nesse encontro sobre o tema Direitos Humanos e Combate à Homofobia: Uma discussão sobre o contexto brasileiro desde o início do século.
Esse encontro contou com a presença dos professores Alexandre Joca, Paulo Mafra e Andreya Macêdo, além da coordenadora municipal de políticas para LGBT, Jovana Baby.
Tratando de um tema muito importante para as reflexões das ações humanas, a professora Andreya Macêdo, falou dos direitos humanos, e quais as problemáticas que vem sendo abordadas com os direitos LGBT. Na prática ainda há uma violência implícita, que por trás de uma ação que é denominada pelos especialistas e pesquisadores, a heteronormatização, que definha os indivíduos diferentes desse ser ideal.
Houve ainda as alfinetadas nos fundamentalistas que dominam os espaços onde são tomadas as decisões públicas, algo inclusive que aparece na fala de Jovana Baby, onde para a mesma “a escola ainda não parece ser o grande problema para a conscientização para os direitos humanos, mas esses espaços que de fato precisam ser modificados e darão muito trabalho pela frente, são as bancadas ideológicas que ainda se conservam em plena ditadura parlamentar”.
A importância desses debates para a comunidade é de fundamental relevância, quando estamos em meio a uma crescente despolitização e crises de valores fundamentais, como o respeito mútuo, a desvalorização do ser pelo capital, a crescente falta de solidariedade que nos encaminha para as barreiras invisíveis, enfim, o mundo qual habitamos, apesar do tempo poder nos ensinar, ainda não discutimos as experiências nem as refletimos como deveríamos, e sem dúvida, os principais problemas ainda são os nossos, pois quando forem os alheios, estaremos nos olhando com fraternidade.